Seguidores

quinta-feira, 29 de março de 2018

VOTOS DE SANTA PÁSCOA PARA TODOS








O significado da Páscoa


Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa passagem. O evento celebra a Ressurreição de Jesus, após sua crucificação (celebrada na Sexta-Feira Santa). Os judeus comemoram sua páscoa no Pesah, festa que relembra a libertação de Moisés e seu povo, antes escravizado pelo Egito. Já na Europa, a páscoa era um rito pagão de passagem, ocorrido no mês de março, marcando a mudança de um rigoroso inverno, para um novo começo: a primavera. Nos países de língua inglesa, a páscoa é chamada de Easter, em referência à deusa de origem anglo-saxônica Eostre, que representa a fertilidade e o renascimento.
No Período Medieval, os principais presentes da Páscoa eram ovos feitos com metais preciosos. O cacau só surgiria com a colonização da América Espanhola, mais precisamente através do contato com maias e astecas, que tratavam o cacau como sagrado. No restante do mundo, a fruta foi aproveitada no preparo do chocolate, que veio a ser o símbolo da data comemorativa, na forma dos ovos de Páscoa.
Essas histórias podem explicar um pouco sobre os símbolos adotados hoje, como o coelho e os ovos de chocolate na Páscoa. O coelho se reproduz rapidamente (sua gestação dura cerca de 30 dias), sendo símbolo da fertilidade; os ovos são uma forma de representar o nascimento e a renovação da vida (apesar dos coelhos serem mamíferos e, portanto, não nascerem de ovos).
A comemoração da Páscoa hoje é um reflexo das tradições cristãs, judaicas e pagãs. Ovos de chocolates decorados e recheados com surpresas, assim como peixes no jantar podem entreter e manter a família unida, mas não devem pensados como a única razão da Páscoa. Em todas as origens abordadas, é possível compreender que a mensagem do evento está na renovação e na libertação do homem.



VOTOS DE SANTA PÁSCOA PARA TODOS

Sem comentários: