Seguidores

segunda-feira, 21 de março de 2022

Para UMA "" Amiga VEGAN ""




GORDURAS BOASDicas


Uma alimentação vegana equilibrada, com foco na saúde, é pobre em gordura, ao contrário do que acontece na alimentação com carne e peixe. Para termos o aporte necessário de gorduras boas (que as más nós já deixamos de comer quando deixamos os animais fora do prato) é importante introduzir com regularidade diária os frutos secos ou as sementes.

Quando comia de forma tradicional só comia frutos secos uma vez por ano, no Natal. Não sei como é que sobrevivi assim tantos anos. Só comia nozes! Agora como diariamente e nem sempre são nozes.

Uma das formas de potenciar o seu sabor e até elevar a sua biodisponibilidade é tostá-las. Demolhar, descartar a água e secar ao sol também traz benefícios para a saúde. Mas eu confesso que prefiro o sabor deles tostadinhos. Era incapaz de comer amêndoas com pele (com real satisfação) há uns anos e agora até sou eu que as procuro. Faz muita diferença o calorzinho que lhes damos. Inicia-se o processo de germinação e tudo se intensifica. Os óleos começam a querer sair, os cheiros são realmente distintos e o sabor é outro.

Experimentem! Podem fazer assim um montão de cada vez e deixar à disposição. Eu fiz cada um deles em separado, porque tostam em tempos distintos. As sementes de abóbora são muito rápidas, por exemplo. Em poucos minutos ouvimos a pele a estalar.

Usem para servir por cima das refeições principais ou para um snack ligeiro.

São ótimas fontes de proteína entre outros nutrientes:
cajus (proteína = 18,2g/100g, fibra, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cálcio, ferro, etc.)
amêndoas (proteína = 20,4g/100g, vitaminas A e E, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, etc.)
sementes de abóbora (proteína = 30,2g/100g, fibra, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitamina C, Vitamina A, etc.)
Fonte: USDA FoodData Central











1 comentário:

mariferrot disse...

GOSTEI !!!...

OBRIGADA PELA REFERÊNCIA !!!...


BEIJO CONDE