Seguidores

sábado, 14 de abril de 2018

Joaquim Pessoa // poema













sexagéssimo terceiro ( excerto )

O amor move-se em círculos
como uma divindade.
A minha língua de petrarca
afunda-se na tua boca para retirar água dos sonetos
do teu corpo, num beijo molhado de sílabas frescas, restos
das odes, barcarolas e canções dos primeiros poetas,
esses poetas desconhecidos cujo amor se perdeu
na inquietação dos dias que nunca foram primavera.
Busco esse amor como uma chave desconhecida
algures dentro de ti e da tua linguagem,
como o cálice de ouro dos antigos cruzados que
mataram por amor. E eu mato-me, sim, mato-me
por amor de ti, e por amor de mim em ti, tu és
o meu cálice sagrado, és o meu vinho, a
minha interminável disputa.
Pudesse eu morrer numa fogueira de versos
e morreria feliz, morreria cantando.
Joaquim Pessoa      

Foto de Antonio Maria.

Sem comentários: