Seguidores

domingo, 19 de abril de 2020

Jean Gabin





     Agora Eu Sei
Quando eu era garoto de três palmos de altura
eu falava muito alto para parecer um homem…
Eu dizia: eu sei, eu sei, eu sei, eu sei.
Era o começo da Primavera mas quando eu fiz
Dezoito anos
Eu disse: eu sei, aí está, desta vez, eu sei.
E hoje, nos dias em que volto observo a terra onde andei de um lado para o outro e ainda não sei como ela gira.
Aos vinte e cinco anos, eu sabia tudo: o amor, as rosas, a vida, os tostões.
Ah, sim, o amor! Eu tinha dado a volta toda
E infelizmente, como os colegas, eu não tinha comido todo o meu pão.
No meio da minha vida eu ainda aprendi.
O que eu aprendi cabe em três ou quatro palavras:
- No dia em que alguém te ama, faz um tempo muito bonito;
- Não posso dizer melhor: Faz um tempo muito bonito!
É o que ainda me admira na vida, eu que estou no Outono da minha vida:
- A gente esquece tanta noite de tristeza mas jamais uma manhã de ternura.
Em toda a minha juventude eu quis dizer “eu sei”.
Só que, quanto mais eu procurava, menos eu sabia.
Sessenta batidas que soavam no relógio. Ainda estou à minha janela. Olho e me pergunto:
- Agora eu sei. Eu sei que nunca se sabe!
A vida, o amor, o dinheiro, os amigos e as rosas.
Nunca se sabe o ruído nem a cor das coisas.
É tudo o que eu sei!
…Mas isso, eu sei.

Jean Gabin

Sem comentários: