Seguidores

domingo, 23 de abril de 2017

Nuno Júdice








Na fotografia, só teu rosto ficou
desfocado. À tua volta, o candeeiro, a mesa,
os sofás, o cortinado, são nítidos, e quase...
poderia tocar em cada um deles
e sentir o macio do veludo, a madeira,
o frio do metal, como se as coisas
saíssem de dentro da imagem para
junto de mim. Mas o teu rosto, de linhas
esfumadas sob a mancha dos cabelos,
obriga-me a perguntar a que corpo
pertence, e em que dia obscuro tentei
captar a tua aparência, sem reparar que 
te mexeste quando carreguei no botão,
talvez para que não ficasses presa 
do meu olhar. Assim, ao ver-te sair 
de uma caixa de papéis antigos, é 
como se já soubesse que te iria 
perder, ou como se tivesses querido 
que um dia, ao olhar para o que ficou 
da tarde em que nos amámos, tivesse 
de perguntar quem és, como te chamas, 
e que destino me impuseste quando 
me obrigas a lembrar porque guardei, 
no meio de papéis inúteis, a fotografia 
em que apareces desfocada.



Nuno Júdice    


Foto de Antonio Maria.

Sem comentários: