Seguidores

domingo, 12 de julho de 2020

Mario Benedetti, pois...

   



         

Mario Benedetti, pois...


LA CULPA ES DE UNO                                                 
Mario Benedetti


A CULPA É DE UM

Talvez fosse uma hecatombe de esperanças
um derrame de alguma forma prevista
ah!, porém  minha tristeza só teve um sentido

todas as minhas intuições assomaram
para me ver sofrer
e por certo me viram

até aqui eu tinha feito e refeito
meus trajetos contigo
até aqui tinha apostado
em inventar a verdade
mas você encontrou o caminho
de maneira terna
e, ao mesmo tempo, implacável
de desalojar o meu amor

com um único prognóstico tu o retiraste
dos subúrbios da tua vida possível
o envolveste em nostalgia
o carregaste por quadras e quadras
e, lentamente.
sem aviso do ar noturno
o deixaste lá
sozinho com sua sorte,
que não é muita

Creio que tem razão
a culpa é de um quando não se apaixona
e não de pretextos
nem do tempo

Acho que fez muito muitíssimo
há muito, muito tempo atrás
que eu não me enfrentava
como ontem à noite no espelho
e ele foi tão implacável quanto tu
mas não foi mais terno

agora estou só
francamente

sempre custa um pouquinho
comecar a se sentir infeliz

antes de voltar
para meus aposentos escuros de inverno

com os olhos secos
se por acaso

Olho como vás entrando na névoa
e começo a te recordar.

1 comentário:

mariferrot disse...

Um Poeta carismático que nos dá uma leitura dos seus temas, num desenvolvimento cadenciado muito especial. Mário Benedetti é uma figura muito importante da literatura sul-americana, um autor de muitos títulos que abraçou todos os géneros literários!!!... A sua poesia estica a elasticidade mental do leitor !!!... <3

BJ Conde