Seguidores

quinta-feira, 22 de julho de 2010

um tributo á minha cidade....

Port-wine



O Douro é um rio de vinho
que tem a foz em Liverpool e em Londres
e em Nova-York e no Rio e em Buenos Aires:
quando chega ao mar vai nos navios,
cria seus lodos em garrafeiras velhas,
desemboca nos clubes e nos bars.

O Douro é um rio de barcos
onde remam os barqueiros suas desgraças,
primeiro se afundam em terra as suas vidas
que no rio se afundam as barcaças.

Nas sobremesas finas, as garrafas
assemelham cristais cheios de rubis,
em Cape-Town, em Sidney, em Paris,
tem um sabor generoso e fino
o sangue que dos cais exportamos em barris.

As margens do Douro são penedos
fecundados de sangue e amarguras
onde cava o meu povo as vinhas
como quem abre as próprias sepulturas:
nos entrepostos dos cais, em armazéns,
comerciantes trocam por esterlino
o vinho que é o sangue dos seus corpos,
moeda pobre que são os seus destinos.

Em Londres os lords e em Paris os snobs,
no Cabo e no Rio os fazendeiros ricos
acham no Porto um sabor divino,
mas a nós só nos sabe, só nos sabe,
à tristeza infinita de um destino.

O rio Douro é um rio de sangue,
por onde o sangue do meu povo corre.
Meu povo, liberta-te, liberta-te!,
Liberta-te, meu povo! – ou morre.

Joaquim Namorado

Imagem retirada do Google

3 comentários:

Marcia M. disse...

linda homenagem...bjs!

. disse...

Conde
Vou lhe contar uma particularidade

Sou neta de portugueses, da região de Porto,
e veja que curioso, meus avós vieram com os filhos ainda pequenos de Portugal, e se instalaram no Sul do país no Brasil.
Eram ricos e conceituados fazendeiros na divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul ( sou uam catarinense com veias e cultura gaúcha..rsrrs)
que depois de passarem para a mão dos filhos, isto inclui meu pai, perderam tudo.

Já logo de cara se via que eram portugueses, pelo modo de falar, pelas falas altas, todos falando ao mesmo tempo, brigando...rsrs
e peo nome dado aos filhos:
na sequência os nomes:
Miguel (meu pai), Felisberto,Irineu, Bernardino, João Otávio, e duas mulheres, Maria de Lourdes, e Maria ( não lembro, pois faleceu muito cedo)
Então Conde, sou sangue português com orgulho, embora não conheça ainda, Portugal,
vivi esta cultura durante minha infância, mesmo aqui no Brasil...
tenho maior orgulho de ser neta de portugeses e sou fã desta cultura.


Falei denmais né amigo..rsrs
era só pra dizer das minhas afinidades com Portugal...rsrs

D Juan da janela de sua alcova dá para ver a cidade toda
e a vista é linda...rsrsr

Feiticeira disse...

Ah! Demorei um pouco a vir, desculpa -me
Mas não perdi a oportunidade de ler , ainda bem
Parabéns pela homenagem e foto tão linda

Beijinhos