Seguidores
quinta-feira, 31 de agosto de 2023
quarta-feira, 30 de agosto de 2023
"" R y k @ r d o ""
Quando a Ave Canta.
Sem,...............
SEM VOCÊ
.......................
Florbela Espanca - Amar, com Teresa S. Carvalho
TERESA SILVA CARVALHO - AMAR de Florbela Espanca
terça-feira, 29 de agosto de 2023
CAMANÉ "Sei de Um Rio"
CAMANÉ - SEI DE UM RIO
Claude François - Comme d'habitude
Claude François - Como sempre
CLAUDE FRANÇOISE - COMME D'ABITUDE
Luís Miguel Nava
segunda-feira, 28 de agosto de 2023
Jaime Sabines
TE QUERO PORQUE TENS...
domingo, 27 de agosto de 2023
Eugénio de Andrade.
Até aos poetas...
Mujica reflete sobre evolução humana e diz que celular não é o problema
Hoje tenho para partilhar é um interessante vídeo no qual Mujica diz coisas interessantes. Há sempre várias maneiras de ver as coisas e a aproximação dele é a optimista, quiçá até utópica. Ele pede para não lhe retirarem a utopia e eu acho que, na realidade, viveremos mais felizes se conseguirmos sonhar com um futuro feliz.
Mujica reflecte sobre evolução humana e diz que celular não é o problema
Desejo-vos uma bom dia de domingo
Saúde. Tranquilidade. Paz.
sábado, 26 de agosto de 2023
Rio Grande - Postal dos Correios ( legendado )
sábado, 26 de agosto de 2023
Música ao sábado
Rio Grande foi um grupo musical português iniciado em 1996, formado por Rui Veloso, Tim (Xutos & Pontapés), João Gil (ex-Trovante, Ala dos Namorados, Filarmónica Gil), Jorge Palma, Vitorino e João Monge, que alcançou uma considerável popularidade em Portugal, gravando dois CD’s: "Rio Grande" (1996) e "Dia de Concerto" (1998), tendo o primeiro obtido 4 discos de platina.
Um música que retrata fielmente a alma dos portugueses além mar. Os que migram em busca de dias melhores. O Português que fez Portugal maior, e o mundo mais humano. Viva Portugal a quarta língua falada no mundo e no coração da humanidade.
De, by Spersivo
Rima XLIV
Sherlock Holmes e....
SHERLOCK HOLMES
Dizes-me: Tu És Mais Alguma Coisa | Poema de Fernando Pessoa com narraçã...
Dizes-me: Tu És Mais Alguma Coisa | Poema de Fernando Pessoa com narração de Mundo Dos Poemas
sexta-feira, 25 de agosto de 2023
Mário Margaride
sexta-feira, 25 de agosto de 2023
SEI
O sol beijou a praia
onde descansa a solidão
cansada de estar sozinha
saiu pela manhãzinha
para alegrar o coração.
Sentada à beira mar
olhando o horizonte imponente
a solidão vai sonhando
terminar com o desencanto
e um dia ficar contente.
Sei que um dia a solidão
encontrará companhia
que a sua alma padece
e então o sol virá
e seu coração vibrará...
com o calor desse dia.
Mário Margaride
24-08-2023
Luís Miguel Nava
Hoje...................
Hoje deu-me para isto
Vinte palavras da língua portuguesa com origem francesa
1. Boné
É uma peça de vestuário que serve para proteger a cabeça do sol ou do frio. Tem uma aba na frente e pode ser ajustado na parte de trás. O boné vem do francês bonnet, que significa “gorro” ou “touca”. O termo francês, por sua vez, vem do latim abonnis, que era um tipo de chapéu usado pelos antigos romanos.
2. Maionese
É um molho cremoso feito com ovos, óleo e vinagre ou limão. É usada para temperar saladas, sanduíches, carnes e outros pratos. A maionese vem do francês mayonnaise, que tem várias teorias sobre sua origem. Uma delas diz que o nome vem de Mahón, uma cidade espanhola que foi conquistada pelos franceses em 1756. Outra diz que o nome vem de moyeu, que significa “gema” em francês antigo.
3. Sutiã
É uma peça íntima feminina que serve para sustentar os seios. É composto por duas partes chamadas de copas, que podem ter diferentes formas e tamanhos, e por alças que passam pelos ombros e se unem nas costas. O sutiã vem do francês soutien-gorge, que significa “suporte para o peito”. O termo francês foi criado no século XIX, quando surgiram os primeiros modelos de sutiã.
4. Papel
É um material fino e flexível feito com fibras vegetais ou sintéticas. Ele é usado para escrever, desenhar, imprimir, embalar e outras finalidades. O papel vem do francês papier, que vem do latim papyrus. O papiro era uma planta aquática que crescia no Egito Antigo, e cujo caule era usado para fazer uma espécie de papel.
5. Garagem
É um lugar fechado onde se guardam veículos, como carros, motos ou bicicletas. Ela pode ser parte de uma casa, de um prédio ou de um estabelecimento comercial. A garagem vem do francês garer, que significa “abrigar” ou “proteger”. O verbo francês, por sua vez, vem do franco warjan, que significa “defender” ou “cuidar”.
6. Batom
É um produto cosmético que serve para colorir os lábios. Pode ter diferentes formas, texturas e tonalidades. O batom vem do francês bâton, que significa “bastão” ou “vara”. O termo francês se refere à forma cilíndrica do batom, que lembra um bastão.
7. Paletó
É uma peça de roupa masculina que cobre o tronco e os braços. É usado sobre uma camisa e faz parte de um conjunto chamado de terno, que inclui também a calça e o colete. O paletó vem do francês paletot, que significa “casaco curto” ou “sobretudo”. O termo francês, por sua vez, vem do latim pallium, que era uma espécie de manto usado pelos antigos romanos.
8. Crepe
É uma palavra que pode se referir a um tipo de tecido fino e leve, ou a uma espécie de panqueca muito fina que pode ser recheada com ingredientes doces ou salgados. A palavra vem do francês crêpe e tem o mesmo significado nas duas línguas.
9. Crochê
É uma técnica de artesanato que consiste em entrelaçar fios com uma agulha especial chamada de agulha de crochê. Com o crochê, é possível fazer peças como tapetes, toalhas, roupas e acessórios. O crochê vem do francês crochet, que significa “gancho” ou “anzol”. O termo francês se refere à forma da agulha de crochê, que tem uma ponta curva.
10. Menu
É uma palavra que pode referir-se a uma lista de pratos e bebidas que são oferecidos em um restaurante ou bar, ou a uma série de opções que podem ser selecionadas em um programa de computador ou dispositivo eletrónico. A palavra vem do francês menu e tem o mesmo significado nas duas línguas.
11. Omelete
É uma palavra que se refere a um prato feito com ovos batidos e fritos em uma frigideira, podendo ser recheado com queijo, presunto, legumes ou outros ingredientes. A palavra vem do francês omelette e tem o mesmo significado nas duas línguas.
12. Croissant
É um tipo de pão folhado em forma de meia-lua, que pode ser recheado com chocolate, creme, presunto, queijo ou outros ingredientes. É típico da culinária francesa e é muito apreciado no café da manhã ou no lanche da tarde. O croissant vem do francês croissant, que significa “crescente” ou “meia-lua”. O termo francês se refere à forma do pão, que lembra a fase crescente da lua.
13. Puré
Puré é uma palavra que se refere a um alimento cozido e amassado até ficar com uma consistência cremosa, como puré de batata, puré de maçã ou puré de abóbora. A palavra vem do francês purée e tem o mesmo significado nas duas línguas.
14. Maquilhagem
Maquilhagem é uma palavra que se refere ao conjunto de produtos cosméticos que são aplicados no rosto ou em outras partes do corpo para embelezar, disfarçar ou modificar a aparência. A palavra vem do francês maquillage e tem o mesmo significado nas duas línguas.
15. Maquete
Maquete é uma palavra que se refere a uma representação em escala reduzida de um cenário, ambiente, sistema ou estrutura de engenharia ou arquitetura, usada para fins de estudo, planejamento ou demonstração. A palavra vem do francês maquette e tem o mesmo significado nas duas línguas.
16. Creche
Creche é uma palavra que se refere a um estabelecimento educativo que acolhe crianças até aos 3 anos de idade, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou responsáveis. A palavra vem do francês crèche e significa originalmente “manjedoura”.
17. Gafe
Gafe é uma palavra que se refere a um dito ou comportamento irrefletido, inconveniente ou desastrado, que causa constrangimento, vergonha ou ofensa. A palavra vem do francês gaffe e significa originalmente “gancho”.
18. Chantagem
Chantagem é uma palavra que se refere a um ato ou prática imoral ou criminosa que consiste em ameaçar revelar coisas ou informações comprometedoras sobre uma pessoa ou grupo, a não ser que ela cumpra exigências, geralmente para proveito próprio, feitas pelo chantagista. A palavra vem do francês chantage e significava originalmente “canto”.
19. Bege
Bege é uma palavra que se refere a uma cor próxima ao branco, com um tom amarelado ou acinzentado, como a cor da lã no seu estado natural. A palavra vem do francês beige e tem o mesmo significado nas duas línguas.
20. Tricô
Tricô é uma palavra que se refere a uma técnica para entrelaçar fios de lã ou outra fibra têxtil de forma organizada, criando um tecido elástico e macio chamado malha de tricô. A palavra vem do francês tricot e tem o mesmo significado nas duas línguas.
Nota importante – se alguma frase não estiver correta … é do calor 😊