Seguidores

sábado, 28 de outubro de 2023

raiva...Rafeef Ziadah

 

OUTUBRO

Permita-me falar minha língua árabe 
antes que eles ocupem minha língua também. 
Permita-me falar minha língua materna 
antes que colonizem sua memória também. 
Sou uma mulher árabe negra.
E chegamos em todos os tons de raiva. 
Tudo o que meu avô sempre quis fazer 
era acordar de madrugada e ver minha avó ajoelhar e rezar 
em uma vila escondida entre Jaffa e Haifa 
minha mãe nasceu debaixo de uma oliveira 
em um solo que dizem que não é mais meu 
mas eu cruzarei suas barreiras, seus pontos de controle 
seus malditos muros do apartheid e voltar para minha terra natal 
Sou uma mulher árabe negra e temos todos os tons de raiva. 
E você ouviu minha irmã gritando ontem 
quando ela deu à luz em um posto de controle 
com soldados israelenses olhando entre as pernas 
para sua próxima ameaça demográfica
chamou sua filha de “Janeen”. 
E você ouviu Amni Mona gritando 
atrás das grades da prisão enquanto eles lançavam gás lacrimogêneo na cela dela 
"Estamos voltando para a Palestina!" 
Sou uma mulher árabe negra e temos todos os tons de raiva. 
Mas você me diz, esse útero dentro de mim 
só lhe trará o seu próximo terrorista 
usar barba, balançar arma, toalheiro, negro da areia.
Você me diz, eu mando meus filhos para morrer 
mas esses são os seus helicópteros, os seus F16 no nosso céu.
E vamos falar sobre esse negócio de terrorismo por um segundo 
Não foi a CIA que matou Allende e Lumumba 
e quem treinou Osama em primeiro lugar 
Meus avós não corriam como palhaços 
com as capas brancas e os capuzes brancos na cabeça linchando negros 
pessoas 
Sou uma mulher árabe negra e temos todos os tons de raiva. 
"Então quem é aquela mulher morena gritando na manifestação?"
Desculpe, não deveria gritar? 
Esqueci de ser todos os seus sonhos orientalistas 
Jinnee em uma garrafa, dançarina do ventre, garota do harém, mulher árabe de fala mansa 
Sim mestre, não mestre. 
Obrigado pelos sanduíches de manteiga de amendoim 
chovendo sobre nós do mestre do seu F16 
Sim, meus libertadores estão aqui para matar meus filhos 
e chamá-los de “danos colaterais” 
Sou uma mulher árabe negra e temos todos os tons de raiva. 
Então deixe-me contar a você esse útero dentro de mim 
só lhe trará seu próximo rebelde 
Ela terá uma pedra em uma mão e uma bandeira palestina na outra 
Eu sou uma mulher árabe de cor 
Cuidado! Cuidado com minha raiva...


Rafeef Ziadah









Sem comentários: