Seguidores

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Louise Gluck

 s, não estremeci nem chorei em voz alta. Sob os golpes do acaso, minha cabeça está ensanguentada, mas inflexível.

  1. “...Sem tristeza 
    é maior do que na miséria ensaiar 
    lembranças de alegria...” 


    Pergunte se ela se arrepende de alguma coisa. 

    Eu era 
    prometido a outro -
    Eu morava com alguém. 
    Você esquece essas coisas quando é tocado. 

    Pergunte a ela como ele a tocou. 

    Seu olhar me tocou 
    antes que suas mãos me tocassem. 

    Pergunte a ela como ele a tocou. 

    Eu não pedi nada; 
    tudo foi dado. 

    Pergunte a ela o que ela lembra. 

    Fomos transportados para o submundo. 

    Eu pensei 
    nós não éramos responsáveis 
    mais do que fomos responsáveis 
    por estar vivo. Eu era 
    uma jovem, raramente sujeita a censura: 

    depois um pária. Eu mudei tanto 
    de um dia para o outro? 
    Se eu não mudei, não foi minha ação 
    no personagem daquela jovem? 

    Pergunte a ela o que ela lembra. 

    Não notei nada. Percebi 
    Eu estava tremendo. 

    Pergunte a ela se o fogo dói. 

    Eu lembro 
    nós estávamos juntos. 
    E aos poucos eu entendi 
    que embora nenhum de nós tenha se movido 
    não estávamos juntos, mas profundamente separados. 

    Pergunte a ela se o fogo dói. 

    Você espera viver para sempre com seu marido 
    no fogo mais durável que o mundo. 
    Suponho que este desejo foi concedido, 
    onde estamos agora sendo ambos 
    fogo e eternidade. 

    Você se arrepende da sua vida? 

    Mesmo antes de ser tocado, eu pertencia a você; 
    você só precisava olhar para mim.


    Louise Gluck





Sem comentários: